Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorioigam.meioambiente.mg.gov.br/jspui/handle/123456789/4387
Título: Encarte especial sobre a Qualidade das Águas do rio Doce após 5 anos do rompimento da Barragem de Fundão: 2015/2020
Autor(es): Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)
Palavras-chave: monitoramento das águas superficiais
Rio Doce
Projeto Águas de Minas
Data do documento: 2020
Citação: INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS. Encarte especial sobre a Qualidade das Águas do rio Doce após 5 anos do rompimento da Barragem de Fundão: 2015/2020. Belo Horizonte: Igam, 2020.
Resumo: Após cinco anos do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco Mineração S.A, localizada no município de Mariana/MG, os resultados do monitoramento das águas e sedimentos da área atingida pelos rejeitos indicam que a qualidade da água ainda precisa ser melhorada para atender toda a população atingida ao longo do Rio Doce nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Deve-se, portanto, tornar-se mais ágil o processo de recuperação do rio, com ações de saneamento e recuperação das áreas degradadas para que o rio volte a ser um veículo de desenvolvimento e qualidade de vida para a população. Destaca-se que o monitoramento da região afetada pelo desastre ambiental em Minas Gerais continuará a ser realizado pelo Igam, para a avaliação dos impactos ocasionados nos corpos de água. Desde o mês de outubro de 2016 o monitoramento, passou a ser realizado mensalmente nos 14 pontos do monitoramento especial das águas superficiais do rio Doce. A frequência de monitoramento poderá ser intensificada, caso seja necessário, de acordo com um plano de monitoramento emergencial.
URI: http://www.repositorioigam.meioambiente.mg.gov.br/jspui/handle/123456789/4387
Aparece nas coleções:Encartes sobre a qualidade das águas do Rio Doce

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Encarte_5_anos_bacia_do_rio_Doce.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.