Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorioigam.meioambiente.mg.gov.br/jspui/handle/123456789/4388
Título: Encarte especial qualidade das águas do rio Doce após 7 anos do rompimento da barragem do Fundão: 2015/2022
Autor(es): Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)
Palavras-chave: monitoramento das águas superficiais
Rio Doce
Projeto Águas de Minas
Data do documento: 2023
Citação: INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS. Encarte especial qualidade das águas do rio Doce após 7 anos do rompimento da barragem do Fundão: 2015/2022 Belo Horizonte: Igam, 2023.
Descrição: O monitoramento da qualidade das águas na bacia hidrográfica do Rio Doce é realizado pelo Igam, por meio do Programa Águas de Minas, desde o ano de 1997. Este monitoramento contempla atualmente 65 estações de amostragem de água, nas quais são realizadas coletas e análises laboratoriais com periodicidade trimestral e avaliação de aproximadamente 50 parâmetros físico-químicos e hidrobiológicos. Em decorrência do rompimento da barragem o Igam intensificou o monitoramento executado na bacia hidrográfica, por meio da execução de um plano de monitoramento especial da qualidade das águas dos principais corpos hídricos afetados pelo desastre. Atualmente, o monitoramento para acompanhar o cenário pós-rompimento tem coletas mensais de águas superficiais e semestrais de sedimentos, em 14 estações de amostragem localizadas nos rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. Ressalta-se que o monitoramento das águas superficiais nestes pontos chegou a ser diário nos primeiros dias após o desastre. No monitoramento especial são avaliados mensalmente 18 parâmetros de qualidade das águas superficiais: arsênio total, condutividade elétrica in loco, oxigênio dissolvido, pH in loco, sólidos dissolvidos totais, sólidos em suspensão totais, sólidos totais, temperatura e turbidez, bem como os metais: alumínio dissolvido, cádmio total, chumbo total, cobre dissolvido, cromo total, ferro dissolvido, manganês total, mercúrio total e níquel total; além de medições semestrais de metais e arsênio em sedimentos.
URI: http://www.repositorioigam.meioambiente.mg.gov.br/jspui/handle/123456789/4388
Aparece nas coleções:Encartes sobre a qualidade das águas do Rio Doce

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Encarte_Rio_Doce_7anos_FINAL.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.