Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorioigam.meioambiente.mg.gov.br/jspui/handle/123456789/4687
Título: Manual Operativo: Plano Estadual de Recursos Hídricos
Autor(es): Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)
Palavras-chave: gestão de recursos hídricos
planejamento de recursos hídricos
enquadramento dos corpos de água
Data do documento: 2023
Citação: INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS. Manual Operativo: Plano Estadual de Recursos Hídricos .Belo Horizonte: Igam, 2023.
Resumo: O Manual Operativo (MOP) é uma ferramenta comumente utilizada na área de planejamento para auxiliar na execução das atividades elencadas e no alcance das metas. Na gestão de recursos hídricos tem sido recentemente utilizada para sistematizar de forma operacional as metas de curto prazo previstos nos Planos Diretores de Recursos Hídricos (PDRHs).O Instituto Mineiro de Gestão das Águas está trabalhando no processo de revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-MG) e para melhorar a implementação das ações planejadas elaborou o MOP para o período compreendido entre os anos 2023 a 2025. Este guia foi desenvolvido em conjunto com a Câmara Técnica Especializada de Planejamento (CTEP) do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH) para orientar os entes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH) na execução e acompanhamento das ações e metas propostas. Sua estruturação considerou os Programas e Subprogramas previstos no PERH-MG (2010). A partir dessa organização foram selecionadas e detalhadas ações a serem executadas pelo Igam e demais entes do SEGRH.
URI: http://www.repositorioigam.meioambiente.mg.gov.br/jspui/handle/123456789/4687
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório_MOP_FINAL_2023.pdf9,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.